Portal Movimento das Artes
Canal: ARTE & CULTURA

A MAGIA DO TEATRO DE SOMBRAS EM PEÇA INFANTIL NO SESC RIBEIRÃO


A Cia Articularte -Teatro de Bonecos apresenta neste sábado, dia 25 de março, às 16h,  no Auditório do SESC Ribeirão, o espetáculo infantil O Valente Filho da Burra, inspirado livremente em conto de Câmara Cascudo, utilizando a milenar técnica do teatro de sombras. Com  texto e direção de Dario Uzam,  encerra o Festival de Repertório realizado pelo SESC durante todo o mês de março.

A peça narra as aventuras e paixões de um menino agigantado, que foi amamentado e criado por uma burra. Sempre empunhando uma grossa bengala de ferro, o jovem herói tem que enfrentar preconceitos, problemas de sobrevivência e falso companheirismo até ir parar nos fundos da terra, onde entra em contato com seres estranhos.

A Cia. Articularte iniciou seus trabalhos em 1999 e desenvolve como temática a vida e obra de grandes artistas brasileiros como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Heitor Villa-Lobos, fazendo uso de variados tipos de bonecos. Em 2005, conquistou o Prêmio Funarte Petrobras/2005.

A Sombra
Segundo o Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier A. Cheerbrant, “a sombra é, de um lado, o que se opõe à luz. É, de outro lado, a própria imagem das coisas fugidias, irreais e mutantes. A sombra é o aspecto yin oposto ao aspecto yang. O estudo das sombras parece ter sido uma das bases da geometria antiga, portanto, da orientação”.

Assim, para contar este espetáculo heróico e de encantamento, a companhia optou por fazê-lo através do teatro de bonecos de sombras, com manipulação e animação indireta, feita de varas, para que o imaginário do público pudesse ficar mais livre. Foram feitas diversas pesquisas, baseadas, principalmente, no Teatro de Sombras da Indonésia Wayang.

Os Bonecos
A confecção dos bonecos de sombras articulados foi realizada por Valter Valverde, experiente bonequeiro que atua há alguns anos somente com Teatro de Sombras. Os desenhos e adereços ficaram a cargo de Hernandes de Oliveira e Lourenço Amaral.

São cerca de 20 personagens, objetos e cenários de sombras, muitos deles contendo cortes vazados, transparentes ou coloridos, para propiciar melhor desenho de luz e arejamento nas poucas cores dos bonecos/adereços, em sua maioria confeccionados com papel couro e pintados de cor preta.

Esse trabalho fundamentou-se em diversas pesquisas da Cia. Articularte, feitas a partir de caricaturas, gravuras, xilogravuras e também de ilustrações sobre literatura de cordel brasileira.

Sonoplastia e Cenografia
A sonoplastia ficou a cargo de Raul Teixeira, experiente sonoplasta que trabalha junto ao CPT - Centro de Pesquisa Teatral do SESC Consolação e Grupo Macunaíma, coordenados pelo diretor Antunes Filho. Raul pesquisou ritmos e sonoridades brasileiras, para criar um clima poético e envolvente, propondo sons com tonalidades quentes, épicas e fantasiosas. A cenografia, com desenho e pintura externa de telão, ficou a cargo da experiente Telumi Helen, do Espaço Cenográfico, coordenado por J.C. Serroni, que propôs visual poético e delicado, sugerindo contos encantatórios.

Os ingressos custam R$ 4,00 e a entrada é grátis para matriculados, estudantes e idosos com retirada a partir de duas horas antes do espetáculo. A Cia Articularte também ministrará oficina de arte para crianças acima de 5 anos, ensinando como fazer bonecos de sombra.  As vagas são limitadas e a entrada é grátis. Inscrições na Central de Atendimentos. O SESC Ribeirão fica na rua Tibiriçá, 50, telefone 3977 4477. Portal: www.secsp.org.br
 


Fonte: SESC Ribeirão / Foto: Divulgação

.: IMPRIMIR :.                    .: FECHAR :.

Matéria Publicada no Portal Movimento das Artes - 22/03/06