Canal: - ARTE & CULTURA -

HAYDN É HOMENAGEADO NO 'JUVENTUDE TEM CONCERTO'

No ano em que é comemorado os 200 anos de morte Joseph Haydn, a primeira apresentação da série Juventude tem Concerto, projeto patrocinado pela Telefônica, homenageia o compositor austríaco com solista John Blanch, tocando o Concerto para piano e orquestra. O concerto acontece no dia 08 de março as 10h30 no Theatro Pedro II

Solista John Blanch - Piano

Quem é John Blanch
Iniciou os estudos de violino e piano aos seis anos de idade na Escola de Música Eszterháza e, aos dez anos, já participava de diversos masterclasses pela Europa: teve aulas de música de câmara e orquestra com Bruno Steinschaden da Universidade Mozarteum de Salzburgo (Áustria); aperfeiçoou-se com o pianista Nelson Delle Vigne (Bélgica); na França, freqüentou a Ecole Normale de Musique de Paris - Alfred Cortot, participando de masterclasses com Philippe Entremont e Jaques Lagarde (França), Robert Roux e Stéphane Lemelin (EUA), Carla Giudici (Itália), entre outros. No Brasil, aprimorou-se com Ney Fiakow e James Dick.

Desde o ano de 2006, aos treze anos, passou a se dedicar exclusivamente ao piano e tornou-se aluno de Marisa Lacorte. Em agosto do mesmo ano ingressou na Academia de Música da Osesp como aluno ouvinte e passou a ter aulas teóricas, de música de câmara, prática de orquestra; pôde participar de masterclasses com pianistas como Michel Dalberto, Ricardo Castro, Maria João Pires e Arnaldo Cohen, além de ter tido a oportunidade de atuar em grupos camerísticos durante as apresentações dos alunos da Academia.
John Blanch tem realizado diversos recitais, dentre os quais se destacam as apresentações na Sala São Paulo e, em Paris, na Salle Cortot.

Em 2007 participou de seu primeiro concurso de piano e obteve 1º lugar no VIII concurso Nacional Villa-Lobos.
Em Janeiro de 2009 a convite do pianista Michel Dalberto, gravou na Suiça um CD junto ao violoncelista Antonio Meneses e o violinista Claudio Cruz

Um pouco sobre Joseph Haydn
Em 31 de maio de 1809 morria um dos mais importantes compositores do período clássico: o austríaco Franz Joseph Haydn. Para marcar os 200 anos de morte de um dos mais apreciados compositores do mundo, ao lado de Mozart, Beethoven e Bach.

Franz Joseph Haydn nasceu em 31 de março de 1732 em Rohrau, na Áustria e era irmão do compositor Michael Haydn e do tenor Johann Evangelist Haydn. Por ter passado a maior parte de sua carreira como músico da Corte, para a rica família dos Esterházy, ficou isolado de outros compositores, o que o “forçou a ser original”, segundo ele próprio. Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter escrito muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou a base do estilo clássico de composição de música erudita. Haydn escreveu também algumas músicas de câmara, óperas e concertos, pouco conhecidos.

O 2º movimento do quarteto para cordas, denominado Imperador se tornou o hino da Alemanha.

O Programa
Concerto 1050
Juventude tem Concerto
Haydn -  Concerto para piano e orquestra
I - Vivace
II - Un poco Adagio
III - Rondo alla Ungherese- Allegro Assai
E. V. Cortês -                                        Cinco Miniaturas
B. Smetana -                                         Má Vlast (Minha Pátria)
IV - Z českých lůhu a hájů (Dos campos e Bosques da Bohemia)

Domingo – 08 de março de 2009 às 10h30 - Theatro Pedro II

   23/02/09 - OSRP / Foto: Divulgação

[ imprimir ]             [ fechar ]