Portal Movimento das Artes
Canal: EDUCAÇÃO

OFICINAS DO "TIM MÚSICA NAS ESCOLAS" CONTINUAM EM MARÇO


Nesta semana os estudantes das escolas municipais de Ribeirão Preto participarão de seis novas oficinas de musicais, que fazem parte do projeto TIM Música nas Escolas.

No dia 22 de março a arte educadora Ana Favaretto vai coordenar oficinas de atividades musicais para os núcleos de brincadeiras musicais na escola Paulo Freire, às 7h30; no Centro de Jornada Ampliada e na escola Nelson Machado, às 15h30. Paralelamente, haverá oficina de bateria, com o mestre Deva Mille, no Centro de Jornada Ampliada, às 14h.
No dia 23 de março haverá oficinas de musicalização, com o oficineiro Marcio Coelho, no Centro de Jornada Ampliada, às 8h e às 15h.

Este é o segundo ano de atuação do projeto em Ribeirão Preto. Ao todo 1 mil crianças de quatro escolas da rede municipal de ensino da cidade participam do TIM Música nas Escolas. Os alunos recebem oficinas, que acontecem em quatro espaços da cidade. As oficinas abordam elementos da linguagem musical e nesse ano serão focadas na composição e interpretação. Os alunos também aprendem a confeccionar instrumentos e vivenciam vários aspectos  voltados à prática musical.

O projeto é uma parceria da TIM com as Secretaria Municipal de Educação, que seleciona as áreas onde serão implementadas e as escolas que ingressarão no projeto, com base nas informações do Censo Demográfico e mapas de exclusão social.  Em algumas das cidades onde é desenvolvido o projeto, são selecionados – seguindo critérios de comprometimento e aptidão – jovens que formam o grupo Pequenos Embaixadores da Paz. Esses jovens, além de receberem formação musical direcionada, são responsáveis por levar às suas comunidades mensagens de paz e cidadania. A partir do terceiro ano do projeto, os Embaixadores participam também de aulas de aprofundamento do curso de música, através de parcerias locais da TIM com escolas de música e/ou instituições do ensino da música. Em Ribeirão Preto e Florianópolis, os Embaixadores dão lugar ao grupo que compõe a bateria-mirim, com 100 integrantes, com aulas específicas de instrumentos de percussão. Esse grupo também conta com uma formação cidadã, e durante os ensaios são abordadas questões relativas à convivência e ao uso social da música.

O TIM Música nas Escolas está presente em oito cidades brasileiras e, atualmente, beneficia cerca de 15 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O projeto tem como objetivo possibilitar aos jovens o acesso a novas formas de aprendizagem e promoção da cidadania, por meio da linguagem universal da música, que estimula o desenvolvimento de uma cultura de paz nas comunidades e melhoria no desempenho escolar dos participantes. Implementado em abril de 2003, em São Paulo, o TIM Música nas Escolas foi expandido para Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE) e Belém (PA), em agosto de 2003; Rio de Janeiro e Ribeirão Preto (SP), em 2005, e Florianópolis (SC), em 2006.

Números do TIM Música nas Escolas em 2006

Números Totais em 2006:
42 escolas
14.540 alunos
300 Pequenos Embaixadores da Paz
300 integrantes na bateria-mirim
2.340 alunos nos Núcleos
2.458 oficinas  
11 shows Novos Artistas
34 Shows-workshops
8 expo-shows
 


Fonte:  Fonte Assessoria de Imprensa
.: IMPRIMIR :.                    .: FECHAR :.

Publicado no Portal Movimento das Artes - 22/03/07