Portal Movimento das Artes
Coluna Especial: - PROJETANDO -
por Edgard de Castro - Núcleo de Cinema de Ribeirão Preto

Programação Cinema na Praça
Núcleo de Cinema de Ribeirão Preto
IV Feira Nacional do Livro
de Ribeirão Preto

O espetáculo "Delírios Poéticos", com o ator Osmar Prado, iniciou o evento, no Theatro Pedro II. A Feira existe há quatro anos e neste ano receberá delegações de escritores da França e de Cuba. O evento homenageará o Estado do Rio Grande do Sul e a Itália, e contará com mais de mil atrações culturais - a maioria gratuita. O Núcleo de Cinema estará presente com o tradicional Cinema na Praça, instalado no stand do MEC, ao lado do stand da Biblioteca Nacional.

Dia 19/ 06 - Sábado às 20h
Longa-Metragem: A Vida é Bela (Roberto Benigni, 1997)
Sinopse: Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
Curta-Metragem: Ilha das Flores (Jorge Furtado, 1989)
Sinopse - Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta-metragem escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Dia 20/06 - Domingo às 20h
Longa-Metragem: Amistad (Steven Spielberg, 1997)
Sinopse - Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana.
Curta-Metragem: Memória (Roberto Henkin, 1990)
Sinopse - Situações aparentemente desconexas em torno do tema memória.

Dia 21/06 - Segunda-feira às 20h
Longa-metragem: Tempo de Resistência (André Ristum, 2003)
Sinopse - Era 31 de março de 1964. Tropas militares começavam a se movimentar nas ruas de Minas Gerais contra o governo do então presidente João Goulart. Jango, como era popularmente chamado, discursava a favor das reformas tributária e agropecuária, o que fazia a direita brasileira temer o comunismo. A esquerda não se movimentou contra as tropas militares esperando pela ação do presidente, que não aconteceu. Em 1º de abril de 1964, se consolida o golpe militar. Era o começo de uma ditadura que duraria 20 anos, um período de lutas armadas, guerrilhas, prisões, torturas e mortes, um "Tempo de Resistência". O documentário tem depoimentos de Leopoldo Paulino, José Dirceu, Aloysio Nunes, Carlos Russo, Franklin Martins e Vanderley Caixe, ex-estudantes revolucionários que organizaram as guerrilhas e a luta contra os militares.
Curta-Metragem: Homem Voa? (André Ristum, 2001)
Sinopse - O sonho de voar de um menino culmina com a conquista da dirigibilidade pelo mesmo, o brasileiro Alberto Santos Dumont, alguns anos depois.

Dia 22/06 - Terça-feira às 20h
Longa-Metragem: Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, 1989)
Sinopse - Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.
Curta-Metragem: Esta não é sua Vida (Jorge Furtado, 1991)
Sinopse - Noeli tem 1m e 58cm, pesa 54kg, é dona de casa e tem dois filhos. É uma pessoa comum. Mas não existem pessoas comuns.

Dia 23/06 - Quarta-feira às 20h
Longa-Metragem: Anahy de las Misiones (de Sérgio Silva, 1997)
Sinopse - Arrastando um velho carroção, Anahy, mulher-forte-dos-pampas, mãe de quatro filhos, todos de pais diferentes, lutam para sobreviver em plena Revolução Farroupilha. Indiferente às paixões políticas, o objetivo é sobreviver, mascateando com caramurus (defensores do Império) e farrapos (revolucionários), o que consegue pilhar dos mortos nos combates. A força de Anahy está na capacidade de manter unida, a qualquer preço, a sua miserável família num mundo devastado pela guerra. A história se passa em 1839, no interior do Rio Grande do Sul.
Curta-Metragem: Um Homem Sério (Dainara Toffoli, Diego de Godoy, 1996)
Sinopse - Hilário Pestana morreu. Famoso ator de cinema, o melhor de todos os cômicos, o mais engraçado, o mais aplaudido e, por ironia, o mais triste.

Dia 24/06 - Quinta-feira às 20h
Longa-Metragem: O Quarto do Filho (Nanni Moretti, 2001)
Sinopse - Giovanni (Nanni Moretti) é um psicanalista que reside e trabalha na cidade de Ancona, na Itália. Ele é casado com Paola (Laura Morante) e tem dois filhos: a menina Irene (Jasmine Trinca) e o jovem Andrea (Giuseppe Sanfelice). Sua vida transcorre tranqüila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transtorna completamente. Para atender ao chamado urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio o rapaz morre afogado. A família, é claro, ressente-se profundamente com a morte e Giovanni sofre uma forte sensação de remorso, apesar do apoio da esposa.
Curta-metragem: Essa é Boa (1° turma do Curso de Extensão em Cinema e Vídeo, Faculdades COC/ Núcleo de Cinema de Ribeirão Preto, 2003)
Sinopse - Típico grupo de amigos, reunido em um bar do interior, decide realizar uma serenata na tentativa de conquistar Sara Muller - modelo, atriz e agora herdeira da fortuna de seu tio, o falecido Vereador Perpétuo Nascimento. Situações cômicas e um desfecho surpreendente, marcam a produção, realizada em 16mm.

Dia 25/06 - Sexta-feira às 20h
Longa-Metragem: Pães e Tulipas (Silvio Soldini, 2000)
Sinopse - Mulher de meia-idade viaja com marido e 2 filhos adolescentes numa excursão. Ao realizarem uma parada técnica, é esquecida pela família. Resolve pegar uma carona e chega até Veneza, local onde passa a entender que ainda é tempo de buscar a felicidade perdida.
Curta-Metragem: Barbosa (Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado, 1988)
Sinopse - Rapaz volta a 16 de julho de 1950 para tentar evitar a falha do goleiro Barbosa, que tirou a Copa do Mundo de Futebol do Brasil em plena inauguração do estádio do Maracanã.

Dia 26/06 - Sábado às 20h
Longa-Metragem: Netto Perde Sua Alma (Beto Souza e Tabajara Ruas, 2001)
Sinopse - Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido em plena Guerra do Paraguai e agora está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor, como o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontrar um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.
Curta Metragem: 3 Minutos (Ana Luiza Azevedo, 2001)
Sinopse – Três minutos. O tempo de deixar um recado. De passar o bastão e correr 1600 metros. De cozinhar um ovo. O tempo de tomar uma decisão que pode mudar sua vida, antes que caia a ficha.

 


Núcleo de Cinema de Ribeirão Preto
Pólo de produção cinematográfica do interior paulista 
R. Visconde de Abaeté, 758, - Jd. Sumaré 
CEP 14025-050 - Ribeirão Preto - SP (Brasil)
tel.: +16 620 8800 (Central de PABX)
www.nucleodecinema.com.br
.

.: IMPRIMIR :.                    .: FECHAR :.

Publicado no Portal Movimento das Artes - 29/05/04