Portal Movimento das Artes
Coluna Especial: - ONTEM NO HOJE -
por: Tariana Maici de Souza Stradiotto

O MASP APRESENTA - OBRA EM CONTEXTO - METSYS


O MASP apresenta, mais uma edição da Obra em Contexto, desta vez com a apresentação da única obra, de autoria de Quentin Metsys, pertencente ao acervo do MASP, O Casamento desigual, uma pintura em óleo sobre madeira, datada entre 1515 e 1530. Uma obra de alta qualidade técnica; principalmente no que se refere ao traço critico e ao cuidado meticuloso no desenho das vestes, pontos que atribuíram durante anos a autoria desta obra a Leonardo Da Vinci.

O tema que se propõe estudar é, a pratica do casamento arranjado por motivos financeiros ou interesses entre famílias, o casamento entre homens mais velhos com mulheres mais novas, ou o inverso, como no caso desta pintura. Esta critica é recorrente nas obras de Leonardo Da Vinci, Durer (Diamantino por favor coloque um trema no u do Durer, meu computador não consegue colocar, obrigada), Goya, Cranach, dentre vários outros.

Para ilustras este ponto estão dispostas ao lado da pintura, quatro fotos de quatro obras diferentes, um desenho datado de cerca de 1490 de autoria de Leonardo Da Vinci, pertencente a Rainha da Inglaterra, nesta obra e na do MASP existe um personagem muito semelhante com uma bocarra escancarada. Dois óleos sobre madeira datados entre 1520 e 1530, realizados por Metsys uma pertencente à National Gallery de Washington, USA, nesta obra a situação é inversa, um homem mais velho casando com uma mulher mais nova, e outra pertencente à National Gallery de Londres, Inglaterra, nesta obra a presença de uma mulher com um turbante branco é recorrente nas duas obras. E a ultima obra que é a copia de um desenho de Leonardo Da Vinci feita por Jacob Hoefnagel, pertencente ao Museu Albertina de Viena, Áustria nesta obra toda a composição é muito semelhante a obra do MASP, sendo esta um dos prováveis motivos da autoria da obra de Metsys ter sido atribuída a Leonardo Da Vinci.  

Metsys faz uma composição, que não deixa duvidas das reais intenções deste casamento, dinheiro, enquanto o jovem recebe a aliança de sua velha esposa, este acaricia a sua bolsa aberta cheia de dinheiro. O tom de hipocrisia da cena é ilustrado, pelos outros personagens, desenhados com um tom de caricatura e em suas ações, como um deles que coloca em uma caixa um colar disposto sobre a mesa.

O MASP - Museu de Arte de São Paulo, na Avenida: Paulista, n 1578, Cerqueira Cezar, São Paulo, SP, telefone: (11) 3554-6488. Esta edição da Obra em Contexto ficara exposta ao público até agosto. Horário de visitação: de 2ª feira, das 14h00 às 19h00 horas, 3ª e 5ª feira das 9h00 às 22h00 horas, demais dias das 9h00 às 19h00 horas, bilheteria fecha com uma hora de antecedência. Entrada: R$ 15,00 inteira e R$ 7,00 meia-entrada, para estudantes (UNE, UMES) ou com identificação da instituição, Clube Folha, Clube do Assinante do Estadão e grátis para menores de 7 anos e maiores de 60. Site na internet: http://masp.uol.com.br/
 




Tariana Maici de Souza Stradiotto
Especialista em Museologia
e-mail: tarimss@yahoo.com.br 

.: IMPRIMIR :.                    .: FECHAR :.

Publicado no Portal Movimento das Artes - 29/09/07