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A concessionária Vianorte, que administra 236 quilômetros de rodovias na macrorregião de Ribeirão Preto, recebeu nesta semana uma Menção Honrosa do 5º Benchmarking Ambiental Brasileiro, promovido pela Mais Projetos, com apoio de diversas instituições públicas e privadas do país. O projeto premiado da concessionária foi o de Neutralização de Carbono no PGF (Posto Geral de Fiscalização) do quilômetro 358 da Rodovia Armando Salles de Oliveira (SP-322), no município de Pitangueiras (SP). Este é o terceiro Benchmarking Ambiental recebido pela Vianorte. Os outros foram pelos projetos Monitoramento da Fauna Silvestre nas Rodovias e o Programa da Gestão Arqueológica. A empresa já havia conquistado, no segundo trimestre deste ano, o selo de certificado Carbon Free pela Neutralização de Carbono, concedido pela Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Iniciativa Verde, por meio do plantio compensatório de árvores no PGF. “A Vianorte é pioneira do Estado no setor de concessões rodoviárias com esta ação, integrando-se aos 28% de empresas nacionais com Neutralização de Carbono em seus programas ambientais. É a única concessionária paulista a implantar este programa”, afirma Gilson Tadeu Rodrigues, assessor da diretoria e gestor ambiental da empresa. Em todos os seus projetos e ações ambientais, a Vianorte já plantou mais de 60 mil mudas de árvores nativas. Padrão mundial No inventário, as emissões de GEE foram expressas em toneladas de Dióxido de Carbono Equivalente (CO2e), seguindo o padrão mundial do IPCC (Intergovernamental Pannel on Climate Change), órgão científico para assuntos de mudanças climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas). O CO2e é uma medida utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa baseado no potencial de aquecimento global de cada um. O Dióxido de Carbono Equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas do gás pelo potencial de aquecimento global. Processos operacionais No caso dos caminhões, considerou-se um consumo de 0,3 litro de diesel para a retomada de velocidade de 0 a 80 quilômetros por hora de cada veículo pesado no PGF. Em média, 700 veículos por dia são pesados na balança estática. Este acréscimo no consumo de diesel representa uma emissão de 27,9 toneladas de CO2e. Além disso, em razão da necessidade de parada dos caminhões para pesagem e retomada de velocidade, há uma emissão acima do ponto de partida, se comparado com o trajeto contínuo destes caminhões pela rodovia. Este acréscimo de emissões relativo ao arranque dos veículos também foi contabilizado. Cidadania |
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Publicado no Portal Movimento das Artes - 02/10/07 |