Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


BANCO DE SANGUE E HEMOCENTRO DE RIBEIRÃO TÊM DÉFICIT DE DOAÇÕES COM QUARENTENA
 

  
Durante a pandemia do novo coronavírus, alerta está vermelho para a falta de doadores na cidade
            
                        

  

Neste momento de quarentena oficial, em razão do coronavírus, os bancos de sangue sofrem com a falta de doadores e acendem um alerta vermelho sinalizando simbolicamente que as doações não podem parar, mesmo em tempos de isolamento domiciliar. Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP também alerta para a redução nas doações e abastecimento de hospitais da região. 

No Banco de Sangue de Ribeirão Preto o déficit nas doações chegou a atingir a marca de 50%, segundo comunicado enviado nesta quinta-feira, 26. Após uma campanha de alerta pelas redes sociais convocando a população a doar, houve uma reação e melhora, mas ainda assim há uma queda de 41% nos estoques sanguíneos.

"É preciso que as pessoas se lembrem o tempo todo que a doação de sangue é essencial à vida de inúmeros pacientes internados nos hospitais", diz Vinícius de Queiroz Medeiros Garcia, gerente de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Por isso, a unidade está intensificando a campanha de conscientização para alertar a população de que é necessário continuar doando sangue. "As pessoas saudáveis devem sair de suas casas para esse gesto solidário, assim como fazem para ir à farmácia, ao mercado e outras atividades essenciais", enfatiza o gerente.

O ato da doação de sangue não oferece riscos de contaminação por covid-19 e as estruturas dos bancos de sangue estão adequadas e preparadas para receber os doadores.

• Medidas de segurança adotadas pelo Banco de Sangue de Ribeirão Preto:
• Agendamento de doadores para evitar horários com grandes aglomerações;
• Disponibilização de transporte para doadores;
• Maior distanciamento entre as cadeiras de espera na recepção;
• Maior distanciamento entre as cadeiras na sala de doação;
• Equipe treinada e orientada para lidar com a situação atual;
• Assepsia dos colaboradores, doadores, equipamentos e área física com álcool gel 70% em todas as etapas do processo de doação;
• Utilização de materiais e insumos estéreis e descartáveis;
• Dispensers com álcool gel 70% à disposição nas dependências do banco de sangue;
• O ambiente do banco de sangue é composto por profissionais e doadores em bom estado de saúde;

Novas regras de triagem:
• Candidatos à doação de sangue que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos autóctones confirmados de infecções pelo SARS-CoV-2 deverão ser considerados inaptos por 14 dias após o retorno destes países. Para este critério, considerar as informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde;
• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus SARS-CoV-2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);
• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
• Candidatos à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 deverão ser considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.

Serviço:
Banco de Sangue de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895
Tel.: (16) 3610-1515
Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados).

Hemocentro
O Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que abastece 110 hospitais em toda a região e 33% de todo o Estado de São Paulo, precisa manter seu estoque sempre em dia. Agora, entretanto, por causa da pandemia da covid-19, os estoques estão comprometidos. Sete campanhas de doação que já estavam agendadas foram canceladas nos últimos dias. 

Mirian Castanheira, biomédica, especialista em hemoterapia e gerente de captação do Hemocentro de Ribeirão Preto, diz que a população não precisa se preocupar com o ato de doar, que é totalmente seguro. Como rotina, todo sangue coletado pelo Hemocentro é analisado. Se o doador apresentar algum tipo de doença, é imediatamente avisado e o sangue descartado.

Ela diz que o Hemocentro adotou, como medida restritiva, a doação apenas através de agendamento pelo telefone 0800 979 6049. Isso deve evitar acúmulo de pessoas e aumento do risco de contaminação do novo coronavírus.

Serviço:
O Hemocentro, no campus, abre de segunda a sexta das 7h às 13h.
Aos sábados e domingos das 7h às 12h30.
Na rua Quintino Bocaiúva, de segunda a sexta das 7h às 17h30. Aos sábados das 7h às 12h30.

Agende sua doação – 0800.979.6049

 



  

26/03/2020 - Revide
Foto:  Arquivo Agência Brasil