Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


CARGA COM 726 MIL TESTES PARA CORONAVÍRUS CHEGA AO BRASIL
     . REGIS

    
Kits foram encomendados pelo Instituto Butantan e serão usados pelo governo estadual no combate à doença. Voo com equipamentos saiu da Coreia do Sul e chegou na manhã desta terça-feira (14) em Viracopos
      

  


Uma carga com 726 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira (14), pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura, os 7,2 mil kits - cada um tem 100 análises da Covid-19 - foram encomendados pelo Instituto Butantan e serão usados pelo governo estadual no combate à doença.

Segundo o aeroporto, os testes saíram do Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul, e fez uma escala em Frankfurt, na Alemanha, antes de seguir para Viracopos. Foram dois dias de viagem até chegar ao destino final. Após o desembarque, a carga segue para São Paulo escoltada pelo Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep).

De acordo com a programação do Instituto Butantan, um novo carregamento deve chegar ao Brasil "nos próximos dias" com mais 550 mil exames, também com origem na Coreia do Sul.

O laboratório do Butantan foi homologado pelo Instituto Adolfo Lutz, que é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, para realizar os exames. A previsão do governo estadual é fazer a importação de 1 milhão de testes para ampliar a capacidade de diagnóstico.

“O desembarque ocorreu de forma ágil e segura no Terminal de Carga de Viracopos. O aeroporto concentra seus esforços nesta ação conjunta para auxiliar o país a suprir equipamentos e medicamentos neste momento de grave crise”, disse o presidente da concessionária, Gustavo Müssnich, em nota oficial.
   


14/04/2020 - g1.globo.com
Foto:  Imprensa/Aeroporto Internacional de Viracopos