Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


RIBEIRÃO PRETO REGISTRA MAIS 4 MORTES POR COVID-19 NA CIDADE
  . REGIS1

    
Prefeitura determina reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (01/06), mesmo com número crescente de óbitos

                  

  


Mais quatro pessoas morreram em Ribeirão Preto em decorrência do novo coronavírus e 66 novos casos foram confirmados no município. Ao todo, já são 24 mortes e 926 casos confirmados, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira, 27.

Dos óbitos confirmados hoje, o primeiro foi registrado no sábado, 23, de uma mulher, de 94 anos, em um hospital particular. O segundo, também de uma mulher, foi segunda-feira, 25, em um hospital público, a vítima tinha 80 anos. A terceira e a quarta morte foram registradas na terça-feira, 26. Sendo a de um homem de 74 anos e a de uma mulher de 71, ambos em um hospital público.

No total, já são 4.374 casos notificados e 3.004 descartados. Os números de síndrome respiratória aguda grave também apresentam crescimento. Já são 697 até o momento, número superior aos anos de 2018 e 2019 somados.

Reabertura 
Apesar do aumento no número de casos, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou que irá acatar a autorização do governo do Estado de São Paulo, para a reabertura gradual do comércio a partir da próxima segunda-feira, 1º. Segundo o governo estadual, poderão reabrir a partir de segunda-feira: imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping centers.

A medida será válida para todos os 26 municípios que integram a Diretoria Regional de Saúde XIII. "Nós não estamos saindo da quarentena. Estamos adotando uma conduta de procedimentos e protocolos para conviver com a quarentena. [...] Agora, caberá aos prefeitos a ação bastante rigorosa na adoção dos protocolos para que nós possamos avançar e, se possível, em nenhum momento termos que pisar no freio para qualquer tipo de retrocesso", declarou Nogueira.

Os detalhes da retomada das atividades comerciais serão detalhadas durante entrevista coletiva na quinta-feira, 28. 

"Retomada consciente"
O plano do governador João Doria (PSDB), chamado "Retomada Consciente", prevê cinco etapas. As regiões recebem classificação em fases, de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

"Essa retomada gradual, com restrições, será possível nas cidades que tiverem redução consistente do número de casos, disponibilidade de leitos em seus hospitais públicos e privados e estiverem obedecendo o distanciamento social nos ambientes públicos, além da disseminação e do uso obrigatório de máscaras", afirmou Doria durante a coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

O mapa do Estado de São Paulo foi dividido em fases, por cores, que são determinadas por uma série de critérios, como taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitante, dados de mortes, casos e internações por Covid-19. O governo não revelou, no entanto, qual é o peso dado para cada indicador na definição das fases por região.

Confira abaixo quais são as fases, o mapa e o que pode funcionar em cada etapa:

 » Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
 » Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
 » Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
 » Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
 » Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene

 

27/05/2020 - Revide 
Foto:  divulgação