Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


COMÉRCIO DE RIBEIRÃO PRETO PODERÁ ABRIR DAS 10h ÀS 18h, A PARTIR DESTA SEGUNA (01/06)
  . REGIS1

    
Nos shoppings, horário de funcionamento será das 12h às 20h
                  

  


A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 28, como será regulamentação do funcionamento do comércio a partir de segunda-feira, 1°, após a liberação da "retomada consciente", autorizada pelo governo do estado. 

O comércio de rua em geral da cidade poderá funcionar de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h, com uma série de restrições de circulação de clientes e regras de higiene. Já os shoppings poderão funcionar de terça-feira a domingo, das 12h às 20h, também seguindo regras e com apenas 35% das vagas de estacionamento disponíveis. 

Essa primeira etapa, ainda não contempla bares e academias, por exemplo. As próximas fases do plano de retomada são a amarela, que prevê a reabertura de restaurantes, bares e salões de beleza, e a verde, com a retomada das atividades de academias esportivas.

O decreto regulamentando o retorno às atividades deverá ser publicado até a tarde de sexta-feira, 29.

Retomada
A retomada das atividades valerá pela próxima quinzena, até o dia 14 de junho, período em que a cidade precisará manter baixos os índices de contaminação, ocupação de UTIs e óbitos por Covid-19, para que não retroceda nas medidas de isolamento e ainda avance de fase, o que permitirá a retomada gradual de outras atividades.

“Seremos avaliados quanto à evolução da epidemia, sendo que o número de casos novos nos últimos sete dias tem que ficar entre 1% e 2% em comparação ao últimos dias, o mesmo valendo para o número de novas internações, que devem ficar entre 1% e 1,5%, e o número de óbitos, entre 1% e 2% em relação ao período anterior”, explicou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Para que o avanço de fases ocorra, a conscientização e colaboração da população são essenciais, seja mantendo toda a atenção com os protocolos sanitários ou preservando ao máximo o isolamento social, visto que ainda não existem vacina ou remédios capazes de combater a doença.

“Não estamos saindo da quarentena, estamos adotando condutas e protocolos para conviver com a quarentena. Vamos seguir para uma etapa de adequação de algumas atividades que estavam suspensas. Para que possamos passar para outras etapas seguintes, precisamos manter regras de conduta. É importante que a população de Ribeirão e das cidades que compõem a nossa região tenham esse comportamento consciente e comprometido.", afirmou Nogueira.

 

 

28/05/2020 - Revide 
Foto: 
Paulo Apolinário