Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


MINISTÉRIO DA SAÚDE ESCLARECE FALA APRESENTADA NO JORNAL NACIONAL QUE INDUZ A ERRO
  . REGIS1

    
Ministério da Saúde dá esclarecimento sobre divulgação de óbitos da covid-19
                      

  

 

 

Da Agência Saúde

O Ministério da Saúde considera importante esclarecer uma fala que induz ao erro durante a apresentação do Jornal Nacional e ao longo de alguns trechos da reportagem sobre o novo sistema de divulgação de óbitos de Covid-19.

A pasta, em adicional às informações divulgadas atualmente, em nova plataforma interativa, deve apresentar também os óbitos em suas datas de ocorrência. Atualmente, são divulgados os resultados laboratoriais notificados diariamente, independente do dia do falecimento do paciente. Há casos de resultados laboratoriais de mortes registradas há semanas, mas que contam para a contabilidade do dia.

Com o aumento dos testes e da capacitação de laboratórios e de profissionais, a rede pública vem aumentando sua capacidade de diagnóstico. Ou seja, os usuários da nova plataforma conseguirão visualizar quantas mortes foram notificadas no dia e a que data se refere cada óbito.

A curva por data de óbito ao longo do tempo, não somente nas últimas 24 horas como afirmou o Jornal Nacional, auxilia a entender a dinâmica da doença e a necessidade de esforços do Poder Público.

Todas as informações são públicas e consolidadas pelas secretarias estaduais de saúde. O Ministério da Saúde consolida as informações. 

Cabe informar que, conforme coletiva de imprensa, os dados de estados que não informarem até as 16h serão contabilizados no boletim do dia seguinte.

 

 

 

09/06/2020 - Ministério da Saúde
Foto:  Divulgação