Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


ESTADO DE SÃO PAULO TEM PRIMEIRA SEMANA DE DIMINUIÇÃO DE MORTES POR CORONAVÍRUS
  . REGIS1

    
A curva de mortes era crescente desde o início da pandemia; mas ainda há aumento de óbitos no interior em cerca de 18%  

     
                               

  


Após a cidade de São Paulo indicar que o pico da pandemia de coronavírus pode ter sido atingido, o Estado também registrou pela primeira vez uma diminuição no número de mortes por semana.

A semana de número 24 da pandemia, que se encerrou no dia 13 de junho, acumulou 1.523 óbitos pela Covid-19. Nos sete dias anteriores, este número havia sido de 1.526 e, antes, de 1.487 (a curva de novas mortes era crescente até agora).

A diminuição é registrada apesar do crescimento de óbitos no interior, que ainda é de pouco mais de 18%, considerando desde o início deste mês.

"Este número não chega a aumentar em função da redução na região metropolitana. Esse aumento no interior é compensado por uma redução na região metropolitana", disse João Gabbardo, coordenador executivo do centro de contingência da Covid-19.

"O número de casos vem aumentando porque estamos testando mais, mas o número de óbitos está caindo, mostrando que nós temos uma certa segurança para implementar as medidas que vem sendo implementadas", afirmou Carlos Carvalho, coordenador do centro de contingência da Covid-19. 

Governo estadual lança programa para minimizar impactos
O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta segunda-feira (15) um programa que visa identificar propostas de empreendedores, pesquisadores e entidades que possam ajudar a minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus na saúde da população.

Batizado de IdeiaGov, o projeto selecionará propostas em duas áreas chamadas de "Desafios do Governo" e "Ofertas Tecnológicas de Mercado". A primeira tem o objetivo de aumentar a oferta de testes para o diagnóstico da Covid-19, e a segunda de encontrar tecnologias para a pandemia por meio de produtos, serviços ou processos para a saúde pública.

"Os projetos vencedores vão receber linhas de financiamento e contratação dos produtos criados por órgãos públicos", afirmou o governador João Doria, em entrevista coletiva nesta segunda.

Para o desenvolvimento das propostas, os selecionados também terão acesso às equipes técnicas do Hospital das Clínicas, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e PRODESP para orientação e apoio na execução de provas de conceito, casos de uso real, testes-pilotos e troca de informações técnicas.

As inscrições das propostas podem ser feitas até 10 de agosto pelo site www.ideiagov.sp.gov.br.


 

16/06/2020 - JCNet
Foto:  Divulgação