Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO CONTINUA NA FASE VERMELHA DO PLANO SÃO PAULO
  . REGIS1

    
Nesta sexta-feira, 17, foi anunciada apenas alteração para a região de Piracicaba, que regrediu para a fase vermelha do plano  
     
                               

  
 



A Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios, permanece na Faixa Vermelha no Plano São Paulo, de retomada gradual das atividades durante a pandemia do novo coronavírus. Nesta sexta-feira, 17, durante entrevista concedida pelo governador João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, houve mudança apenas para a região de Piracicaba, que com aumento de casos e redução de leitos covid disponíveis, regrediu para a Fase Vermelha do plano. Agora, são cinco regiões na fase mais restritiva no estado: Ribeirão Preto, Franca, Campinas, Piracicaba e Araçatuba.

A reavaliação quinzenal de todas as regiões será feita na próxima semana e uma nova atualização de todo o estado será anunciada. 

O Plano SP foi lançado no dia 27 de maio, quando foi anunciado que a região de Ribeirão estava na fase Laranja, onde foi possível, a partir de 1º de junho, a abertura do comércio, escritórios e salões de beleza, com restrições de horários e fluxo de clientes. Mas, com o avanço de casos e mortes e piora nos critérios avaliados pelo Governo Estadual, no dia 10 de junho, foi anunciado que a região voltaria para a fase Vermelha do plano, a partir de 15 de junho. Em uma nova atualização do plano, anunciada no dia 26 de junho, o governo manteve a região na fase Vermelha.

Na sexta-feira, 10, foi anunciado que a região permaneceria da fase vermelha por conta da piora nos índices. No município de Ribeirão Preto está em vigor um decreto com medidas mais rígidas de enfrentamento à pandemia, que tem validade até o dia 19 de julho.

Para atualizar as fases do plano, o Comitê Estadual de Contingenciamento da Covid-19 analisa dados enviados pelo Conselho Municipalista, formado por prefeitos das cidades-sedes das DRS. São cinco os critérios avaliados: ocupação de leitos UTI Covid, leitos Covid para cada 100 mil habitantes, variação de casos, variação de internações e variação de óbitos.
  


17/07/2020 - Revide
Foto:  divulgação