Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


PREFEITURA DE SERTÃOZINHO INCLUI CLOROQUINA EM PROTOCOLO PARA TRATAR COVID-19
  . REGIS1

    
Anúncio foi realizado na tarde desta terça-feira (21), pelo prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez
     
                               

  
 


O prefeito de Sertãozinho, José Alberto Gimenez, o Zezinho, anunciou na tarde desta terça-feira (21) que a rede pública de Saúde do município vai incluir a cloroquina e azitromicina para pacientes do SUS (Sistema único de Saúde) com sintomas da covid-19, a partir de quinta-feira, 23 de julho

De acordo com o prefeito, em pronunciamento publicado nas redes sociais (veja o vídeo abaixo), ele próprio usou o medicamento quanto apresentou sintomas da doença, por meio de orientação médica.   

"Coube a mim essa difícil decisão, [...] decidimos pela orientação do Ministério da Saúde quanto a utilização da cloroquina a azitromicina para o tratamento precoce da covid-19", afirmou Gimenez.  

Ele afirma que o município ainda não tinha sido autorizado a implementar o protocolo de tratamento precoce, por falta de evidências cientificas para utilização da cloroquina.  

Contudo, o medicamento será receitado conforme especificações, como:  
- a prescrição se dará conforme orientação médica, com realização de avaliação clínica, exames físicos e exames complementares.
- o paciente só fará uso da medicação de acordo com a sua vontade declarada por escrito, ou de seu responsável.
- a avaliação médica e prescrição médica só vai ter validade se feitas na UBS (Unidade Básica de Saúde) Covid no Jardim Helena, no Polo Covid da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do Complexo de Saúde de Cruz das Posses  

De acordo com a prefeitura, a cloroquina deverá ser retirada pelos pacientes com receita em farmácias de manipulação contratadas pelo município.  

 


21/07/2020 - ACidadeON
Foto:  divulgação