Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


RIBEIRÃO E REGIÃO COMPLETAM SEIS SEMANAS NA FASE VERMELHA
  . REGIS1

    
Há um mês e meio na fase mais restritiva, trata-se de um recorde negativo desde que o Plano São Paulo foi criado em 1° de junho; Próxima atualização é nesta sexta-feira (24)
     
                               

  
 

 

A região de Ribeirão Preto está completando seis semanas (um mês e meio) na quarentena vermelha, a mais restritiva, para tentar conter a covid-19. Trata-se de um recorde negativo dentro do Plano São Paulo, que dividiu o Estado em 22 regiões.

As duas regiões mais próximas desse recorde negativo são as de Franca e Araçatuba, que estão completando quatro semanas da fase 1, a vermelha.

Durante essas seis semanas que as 26 cidades da região de Ribeirão amargam a quarentena vermelha, a capital paulista saiu desta mesma fase, passou pelo laranja e chegou à fase 3, a amarela. Há, inclusive, a expectativa que a cidade de São Paulo alcance a fase verde já no começo de agosto.

O recorde
O Plano São Paulo foi criado em 1º de junho para promover uma quarentena heterogênea no Estado, levando em consideração o momento de cada uma das 22 regiões.

Inicialmente, Ribeirão Preto e região ficaram na fase 2, a laranja. No entanto, a partir de 15 de junho, com o avanço da covid-19, houve o rebaixamento para a fase 1, a vermelha.

Com isso, a região está completando seis semanas - ou 42 dias - na fase mais restritiva. O principal motivo para esse triste recorde é a ocupação de leitos, que está acima de 80% desde o mês de junho - em muitos momentos, acima de 90% na cidade de Ribeirão Preto.

Fases e cores
Para determinar o que pode funcionar na quarentena imposta para conter o novo coronavírus, o Estado criou o Plano São Paulo, um sistema cores, onde a vermelha é a mais restritiva e a azula a mais light: fase 1 (vermelha), fase 2 (laranja), fase 3 (amarela), fase 4 (verde) e fase 5 (azul).

Já os critérios para a escolha das fases são: ocupação de leitos, internações, mortes, leitos para cada 100 mil habitantes e número de casos.

A próxima atualização do Plano São Paulo será nesta sexta-feira (24) e passa a vigorar na segunda-feira (27).

 


 

22/07/2020 - ACidadeON
Foto: 
Divulgação