Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


REGIÃO DE RP É A QUE PERMANECE POR MAIS TEMPO NA FASE VERMELHA DO PLANO SP
  . REGIS1

    
Enquanto outras regiões avançam para versões mais brandas do distanciamento social, o município segue na etapa mais restrita
     
                               

  
 


Neste domingo, 26, a região de Ribeirão Preto completa 46 dias na Fase Vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. A região é a que mais tempo permaneceu na etapa mais rígida do distanciamento social.

Na última sexta-feira, 24, a Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios da região, teve a permanência na Fase Vermelha estendida até o dia 2 de agosto. Com isso, na melhor das hipóteses, a região permanecerá 53 dias na Fase Vermelha. Já a chegada na Fase Verde e Azul, poderá ocorrer entre agosto e setembro. 

A região foi inclusa na zona mais restritiva no dia 10 de julho e, desde então, não apresentou melhora. Na ocasião, o número de novas internações e de óbitos foram os piores indicadores da DRS XIII.

Até o último balanço divulgado pelo governador João Doria (PSDB), a região era a que apresentava o pior índice de ocupação de leitos, com 91,4% dos leitos ocupados. A segunda pior, a região de Piracicaba, possuía 84,8% de ocupação.

Segundo a plataforma LeitosCovid.Org, neste domingo, a taxa de ocupação de leitos está em 88,8% para leitos de UTI e 66,6% para leitos de enfermaria. A região também precisa melhorar na variação de novas internações, que está na Fase Amarela, e de novos óbitos, segundo pior indicador, na Fase Laranja.

Decreto municipal
Também na última sexta-feira, a Prefeitura de Ribeirão Preto publicou um decreto que prorroga até o dia 2 de agosto as regras de distanciamento na cidade, em concordância com o disposto pelo governo do Estado de São Paulo. O decreto original venceria neste domingo, 26.

Com isso, os estabelecimentos considerados "não essenciais" devem permanecer fechados. Os estabelecimentos que comercializam alimentos, considerados essenciais, poderão funcionar das 6h às 20h, de segunda-feira a domingo. Já para os revendedores de material de construção, produtos de limpeza, pet shops, locação de veículos, venda de peças e acessórios automotivos e a cadeia de abastecimento e logística, poderão funcionar das 10h às 20h, de segunda-feira a sábado. A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência segue proibida após as 18h e aos finais de semana.

Além delas, as atividades internas do comércio e de todas as categorias de escritórios poderão funcionar das 10h às 20h, de segunda à sexta-feira. E das 10h às 14h aos sábados. 

 


   

26/07/2020 - Revide
Foto: 
Divulgação