Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


PREFEITO DE RIBEIRÃO PRORROGA DECRETO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL ATÉ 9 DE AGOSTO
  . REGIS1

    
Novo decreto relaxa algumas restrições da quarentena na cidade
     
                               

  
 




A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou nesta sexta-feira, 31, um decreto que prorroga até o dia 9 de agosto as regras de distanciamento na cidade, em concordância com o disposto pelo governo do Estado de São Paulo. O decreto original venceria no domingo, 2.

Com isso, os estabelecimentos considerados "não essenciais" devem permanecer fechados. Os estabelecimentos que comercializam alimentos, considerados essenciais, poderão funcionar das 6h às 20h, de segunda-feira a domingo. Já para os revendedores de material de construção, produtos de limpeza, pet shops, locação de veículos, venda de peças e acessórios automotivos e a cadeia de abastecimento e logística, poderão funcionar das 10h às 20h, de segunda-feira a sábado. 

Além disso, as atividades internas do comércio e de todas as categorias de escritórios poderão funcionar das 10h às 20h, de segunda à sexta-feira. E das 10h às 14h aos sábados.

Restrições mais rígidas do isolamento social:
Apesar da região permanecer na fase vermelha do Plano SP,  a Prefeitura de Ribeirão Preto não vai renovar as restrições mais rígidas do isolamento social, impostas pelo decreto municipal 170 / 2020, cuja validade termina neste domingo (02).

Com isso, mesmo com a proibição de estabelecimentos considerados ‘não essenciais’, há um pequeno relaxamento na quarentena a partir desta segunda-feira (03, como por exemplo,  as lojas de conveniência podem voltar a vender bebidas após as 18 horas.

Para serem considerados estabelecimentos essenciais, os varejos precisam ter 70% de seus produtos classificados como higiene, limpeza e alimentação.

Também deixam de vigorar as restrições para o acesso aos supermercados. Até domingo, apenas um membro do grupo familiar pode entrar nos supermercados, menores de 16 anos tem acesso vetado e há restrição de horário de funcionamento.

Outras medidas, como o uso de máscara em locais públicos e o veto às aglomerações seguem vigor. Esse relaxamento do município também não muda a situação do comércio de rua e dos shoppings, que estão liberados para trabalharem apenas com drive-thru e delivery.

Quarentena vermelha
Mesmo com alguns relaxamentos nas regras municipais, Ribeirão Preto e região permanecem na fase vermelha da quarentena imposta pelo Plano São Paulo, que é do Governo do Estado.

Para sair desta fase vermelha, a região precisa manter a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da covid-19 abaixo de 80%, além de atender as demais exigências. A próxima atualização do Plano São Paulo será no dia 7 de agosto. 

 



   

31/07/2020 - Revide/ACidadeON
Foto:  Divulgação