Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


HÁ 8 SEMANAS NA FASE VERMELHA, RIBEIRÃO COMPLETA 3 DIAS COM OCUPAÇÃO DE LEITOS ABAIXO DOS 80%
  . REGIS1

    
Ribeirão Preto completou, neste domingo (2), três dias consecutivos com a taxa de ocupação de leitos reservados para o tratamento da covid-19 abaixo dos 80%. A média atual é de 78,02% para as vagas de terapia intensiva e 70,33% para enfermarias. 
     
                               

  
 


De acordo com a plataforma leitoscovid.org, uma plataforma desenvolvida pelo Grupo Bild & Vitta e adotada pela prefeitura da cidade somente em julho, 181 das 232 camas de UTI, referentes a todos os hospitais do município, estão ocupadas; 132 pessoas internadas em estado grave fazem uso de respirador.  

Já na ala de isolamento da enfermaria, onde casos moderados são instalados, há 273 vagas, mas 192 estão ocupadas neste domingo (2). Três respiram com a ajuda de respiradores.

Essa queda do índice de lotação dos centros médicos é importante para a cidade e pode ser determinante na próxima avaliação do Plano São Paulo. Isso porque a taxa de ocupação de leitos é um dos principais fatores analisados pelo Estado na hora de flexibilizar a quarentena.  

Ribeirão Preto está há oito semanas na fase vermelha do planejamento, que é a mais rígida, mas a prefeitura já anunciou que não vai renovar as restrições do isolamento social impostas pelo decreto municipal 170/2020.  

A partir de segunda-feira (3), as lojas de conveniência podem voltar a vender bebidas alcóolicas após às 18h e a regulação de pessoas da mesma família em supermercados também cairá.  

Caso as médias referentes ao novo coronavírus sejam favoráveis, o município poderá pular para as próximas fases do Plano e reabrir o comércio local isso acontece na fase laranja do planejamento. Na amarela, bares e restaurantes também podem retomar as atividades.  

 



  

02/08/2020 - ACidade ON
Foto: 
Fernanda Sunega