Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


SECRETÁRIO DE SAÚDE DE RIBEIRÃO PRETO FALA EM REABERTURA DO COMÉRCIO NA PRÓXIMA SEMANA
  . REGIS1

    
Se Ribeirão avançar no Plano São Paulo, Prefeitura discutirá possibilidade de reabertura no sábado, para garantir as vendas do Dias dos Pais  
     
                               

  
 


O secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, prestou esclarecimentos sobre o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, nesta terça-feira, 4, na Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto. Segundo o secretário, existe a possibilidade de Ribeirão Preto avançar de fase no Plano São Paulo, que determina as medidas de distanciamento social no Estado.

No momento, a região Ribeirão Preto está na fase Vermelha, a mais restritiva. Segundo o secretário, a região pode avançar para a fase Laranja já na próxima semana e, com isso, parte do comércio poderá reabrir as portas. O anúncio oficial será feiro pelo governador João Doria (PSDB), na sexta-feira, 7.

"Desde o penúltimo domingo [26 de julho], entramos em uma tendência de queda. Se continuarmos assim na quarta e na quinta-feira, temos grandes chances", comentou Scarpelini. Segundo o secretário, caso a região evolua positivamente nos indicadores, poderá avançar, até para a fase Amarela.

Durante a reunião, o presidente da Câmara, o vereador Lincoln Fernandes (PDT), questionou se existe a possibilidade da publicação de um decreto na sexta-feira, antecipando a abertura do comércio para o sábado, 8, de modo que os lojistas possam garantir as vendas do Dia dos Pais. O secretário respondeu que existe essa possibilidade e que a discutirá com o prefeito e o Comitê Técnico Covid-19."Vou discutir isso com o prefeito. A minha proposta é deixar preparado um decreto para ver se a gente consegue abrir no sábado", garantiu.

Caso Ribeirão Preto avance, o secretário alerta para que toda a sociedade siga rigorosamente as medidas sanitárias e de distanciamento social, para que a cidade não corra o risco de retornar para uma fase restritiva. "Não podemos perder essa conquista. Devemos evitar aglomerações e sair de casa desnecessariamente. Se conseguirmos avançar, vai ser uma excelente notícia, melhor ainda se a gente manter essa tendência de queda para as próximas semanas", acrescentou o Scarpelini.

Sinal positivo
Na manhã desta terça-feira, os secretários estaduais, Marcos Vinholi, do Desenvolvimento Regional, e Jean Gorinchteyn, da Saúde, estiveram em Ribeirão Preto para a inauguração de 13 novos leitos de Covid-19 no Hospital das Clínicas.

Durante a visita, Vinholi declarou que, caso Ribeirão siga apresentando sinais de melhora no número de novos casos e consiga manter a redução na ocupação de leitos, o município e toda a região poderão avançar para uma fase mais flexível do Plano São Paulo.

"Vamos avaliar os números e essa evolução que vai se se dar ao longo da semana, mas a região pode sim passar direto para a Fase Amarela ou ir para a Laranja. Os índices de ocupação de leitos tem caído de forma contundente nos últimos dias", explicou o secretário.

A Diretoria Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios foi a que mais tempo permaneceu na Fase Vermelha do Plano São Paulo.



  

05/08/2020 - ACidadeON
Foto: 
Divulgaçao