Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


“NÓS DEVEMOS IR PARA A FASE AMARELA”, DECLARA PREFEITO DUARTE NOGUEIRA
  . REGIS1

    
Prefeito disse ter "EXTREMA CONVICÇÃO" que município irá avançar duas etapas no Plano São Paulo e poderá abrir bares e restaurantes na próxima semana
     
                               

  
 


Durante transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 5, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) declarou que Ribeirão Preto deve avançar para a Fase Amarela do Plano São Paulo na próxima sexta-feira, 7. "Quero afirmar com extrema convicção, que nós devemos ir para a Fase Amarela", garantiu Nogueira.

No momento, a Diretoria Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios, está na Fase Vermelha do Plano São Paulo, a que impõe medidas mais restritivas de distanciamento social. Antes da Fase Amarela, ainda há a Fase Laranja.

Portanto, segundo Nogueira, a DRS  poderá avançar duas etapas de uma só vez. Com isso, além do comércio em geral, shoppings e escritórios, poderão reabrir as portas os bares e restaurantes do município. O anúncio oficial se a região avançará ou não de fase, será feito na sexta-feira, 7, pelo governador João Doria (PSDB).

"É quase uma certeza que nós vamos avançar, mas não podemos baixar a guarda para que a gente não tenha que regredir daqui uma semana", declarou o secretário de Saúde, Sandro Scarpelini. "A doença não acabou, o vírus vai continuar circulando por muito tempo", completou. Nogueira também reforçou que as medidas sanitárias deverão ser seguidas à risca para que a cidade não regrida novamente.

Segundo o Executivo, o pico da doença no município foi percebido nas primeiras semanas do mês de julho. Após isso, a cidade tem apresentado melhora, principalmente, no número de leitos disponíveis. Scarpelini acrescentou que o município também registrou redução no número de novos casos. Segundo o secretário, no início de julho, a cidade registrava, em média, 270 novos casos por dia. Já no início de agosto, eram 70 novos casos.

Na manhã de terça-feira, os secretários estaduais, Marcos Vinholi, do Desenvolvimento Regional, e Jean Gorinchteyn, da Saúde, estiveram em Ribeirão Preto para a inauguração de 13 novos leitos de Covid-19 no Hospital das Clínicas.

Durante a visita, Vinholi declarou que, caso Ribeirão siga apresentando sinais de melhora no número de novos casos e consiga manter a redução na ocupação de leitos, o município e toda a região poderão avançar para uma fase mais flexível do Plano São Paulo.

"Vamos avaliar os números e essa evolução que vai se se dar ao longo da semana, mas a região pode sim passar direto para a Fase Amarela ou ir para a Laranja. Os índices de ocupação de leitos tem caído de forma contundente nos últimos dias", explicou o secretário.



  

05/08/2020 - Revide
Foto: 
Alexandre de Azevedo / PMRP