Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


USP-RIBEIRÃO IDENTIFICA REMÉDIO QUE ACELERA A CURA DA COVID-19
  . REGIS1

    
Pesquisa foi desenvolvida pelo Centro de Terapia Celular da USP de Ribeirão Preto
     
                               

  


Pesquisadores do CTC (Centro de Terapia Celular) da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto identificaram mais um medicamento que acelera a cura de pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19).  O remédio testado pelos pesquisadores da USP em Ribeirão Preto acelera a recuperação da função respiratória de pacientes internados em estado grave. O resultado da pesquisa foi publicado pela revista Clinical Immunology

O composto foi testado em um grupo de dez pacientes internados no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, com idades entre 18 e 80 anos. Eles receberam uma dose de 900mg do eculizumabe.  

Segundo a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), os resultados apontam que o medicamento provoca uma melhor resposta anti-inflamatória no paciente, melhorando a função pulmonar dos pacientes, diminuindo a inflamação causada pela covid-19.  

Uma nova fase da pesquisa vai ser realizada e será conduzida no HC-RP com 100 pacientes. Eles vão testar um componente que já foi analisado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que é mais barato que o eculizumabe.  

O medicamento utilizado no estudo já é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para pacientes que sofrem da anemia hemolítica crônica, uma doença rara que tem incidência anual de 1,3 novo caso para 1 milhão de pessoas.  
  



  

24/09/2020 - ACidadeON
Foto:  divulgação