Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


PREFEITURA CONTRARIA ESTADO E MANTÉM RIBEIRÃO NA ‘FASE AMARELA’
     . REGIS

    
Governador João Doria (PSDB) determinou que todo estado permanecesse Fase Vermelha durante as festividades de final de ano  

                                

  



A Prefeitura determinou, nesta quarta-feira, 30, que Ribeirão Preto permanecerá na Fase Amarela do Plano São Paulo durante a virada de ano. A medida contraria o governo do estadual que deliberou que todo o estado de São Paulo permanecesse na Fase Vermelha durante as festividades de final de ano.

O decreto 316/2020 foi publicado na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 30. De acordo com o documento, fica autorizado, nos dias 31 de dezembro e de 1º a 3 de janeiro, as seguintes atividades de atendimento presencial, mantendo os protocolos de segurança:

Shopping centers, galerias e estabelecimentos similares
Com capacidade limitada em 40%, horário de atendimento das 10h às 22h.

Comércio
Capacidade limitada em 40%, horário de atendimento das 8h às 18h.

Bares, restaurantes e similares
Capacidade limitada em 40%, horário de atendimento limitado até as 22h.

Indicadores
De acordo com o Executivo municipal, a flexibilização ocorrem em decorrência das condições sanitárias que Ribeirão Preto se encontra. Segundo a plataforma leitoscovid.org, atualizada às 17h desta quarta-feira, 72,9% dos 85 leitos UTI Covid-19 da cidade estão ocupados. Já os leitos de enfermaria Covid-19, estão com uma ocupação de 37,5% dos 152 disponíveis para uso. Até o fechamento dessa matéria, 50 respiradores estavam uso. Na segunda-feira, 28, eram 43.

Nesta quarta-feira, Ribeirão Preto registrou mais dois óbitos e 104 novos casos de Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, são 952 mortes, 38.985 casos confirmados e 1.890 exames que ainda aguardam resultado.

Determinação estadual
No dia 22 de dezembro, o governador João Dória (PSDB) divulgou medidas rígidas no funcionamento de bens e serviços durante as comemorações de Natal e Ano Novo

De imediato, o governador anunciou o retorno à fase vermelha do Plano São Paulo temporariamente, entre os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro em todo Estado.

As normas mais rígidas foram confirmadas após reuniões entre autoridades do Governo do Estado e médicos do Centro de Contingência do coronavírus. Além do regresso momentâneo à etapa mais restritiva de controle da pandemia, nenhuma região deverá retornar à Fase Verde – a penúltima na escala de abrandamento – durante o mês de janeiro.

“Precisamos do apoio dos municípios. Apoio dos Prefeitos, Secretários de Saúde, assim como da própria população, até as vacinas chegarem. Está bem perto. Vamos imunizar e proteger os brasileiros”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn. “O uso de máscaras, além do distanciamento entre as pessoas e evitar aglomerações é imperioso”, acrescentou.

 


  

30/12/2020 - Revide
Foto: 
Divulgação