Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


ANUNCIO OFICIAL DA EFICÁCIA GLOBAL DE 50,38% DA CORONAVAC NÃO TEVE PRESENÇA DE DORIA
     . REGIS

    
Taxa apresentada desmente governador que havia anunciado que eficácia do imunizante era de 78% e fica apena 0,38% acima do mínimo exigido pela ANVISA

                                

  

 

O Governo de São Paulo, em coletiva de imprensa na tarde deta terça-feira (12), anunciou que a eficácia global da Coronavac, vacina desenvolvida em parceria da farmacêutica chinesa Sinovac com o Instituto Butantan, é de 50,38%, apenas 0,38% acima do mínimo recomendado pela OMS e exigido pela ANVISA para aprovação emergencial da vacina. Foi o que anunciou o Governo de São Paulo em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (12).

O governador de São Paulo, principal defensor da vacina, não participou do anúncio, uma vez que o dado apresentado é um TOTAL DESMENTIDO ao anuncio realizado dias antes por Doria de que a eficácia do imunizante era de 78%. A difícil tarefa de anunciar que a eficácia do imunizante ficou muito abaixo do anunciado por Doria dias antes (78%) e que por muito pouco seria recusada pela ANVISA, ficou a cargo do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e por integrantes do Centro de Contingência de combate ao coronavírus de São Paulo.

A Coronavac quase não atingiu índice para aprovação, já que a eficácia mínima recomendada pela OMS e exigida pela Anvisa é de 50%. Membros da comunidade científica já questionavam o número apresentado por Doria, em meio aos sinais de falta de transparência nas informações apresentadas à Anvisa para o pedido emergencial da vacina.

“Os dados [apontam] uma vacina absolutamente segura, uma vacina que mostrou a sua imunogenicidade, a sua capacidade de produzir anticorpos que neutralizam o vírus. E também mostra a sua eficácia”, afirmou Gorinchteyn.

“A Anvisa é séria e competente. Se ela aprovar a vacina, a logística e taxa adesão serão os outros 2 fatores que precisaremos melhorar para ajudar a eficácia do imunizante”, disse. 

 


  

12/01/2021 - Pablo Carvalho - Portal NovoNorte / Equipe MDA
Foto:  Divulgação