Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


ACIRP DISCORDA DAS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO ESTADO PARA CONTER PANDEMIA NA REGIÃO
     . REGIS

    
Segundo associação, disseminação do vírus não é intensificada por estabelecimentos que seguem os protocolos de prevenção; região de Ribeirão está com 70,9% das UTIs covid ocupadas

                                

  



Após o anúncio do Governo do Estado de São Paulo de regredir a região de Ribeirão Preto para a fase laranja do Plano São Paulo com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus, tendo em vista que a taxa de ocupação das UTIs na DRS XIII está em 70,9%, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) divulgou uma nota em que alega que os erros do início da pandemia estão sendo novamente cometidos.

“Já se sabe exaustivamente que reduzir o horário de funcionamento do comércio não colabora de forma direta na redução do contágio da doença, vide o período em que Ribeirão se manteve na fase amarela, com comércios abertos e números baixos de casos e internações”.

Ainda segundo a Acirp, a disseminação do vírus não é intensificada por estabelecimentos que seguem os protocolos de prevenção. “Ela ocorre, principalmente, nas aglomerações, festas clandestinas e em outros locais e atividades que não são fiscalizados pelos órgãos competentes”, diz a nota.

Assim, a associação alega ainda que discorda do fechamento indiscriminado dos bares pela incapacidade do poder público em fiscalizar, prejudicando grande número de empreendimentos e trabalhadores.

“Embora a entidade entenda que medidas devam ser tomadas diante de novos cenários e da evolução negativa da pandemia, a atualização de hoje (15) mostra mais uma vez a inconstância e falta de previsibilidade que têm gerado instabilidade e insatisfação, dificultando até mesmo o entendimento e, consequentemente, a adesão às normas.”

Por fim, a Acirp também diz que se solidariza com a população de Ribeirão Preto, com os trabalhadores da saúde e com o setor produtivo, incluindo empreendedores e trabalhadores.

“Da mesma forma, a entidade também lamenta a decisão do governo estadual e repudia o comportamento de uma pequena parte da população que ainda não se conscientizou sobre os devidos cuidados dos quais depende a saúde coletiva”, encerra a nota.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Dorival Balbino, testou positivo para a Covid-19. O empresário está em isolamento desde a última sexta-feira, 8, quando apareceram os primeiros sintomas, se são leves, segundo a assessoria de imprensa da Acirp. O resultado positivo para o novo coronavírus saiu na segunda-feira, 11, e Dorival segue em isolamento por recomendação médica.

Ribeirão Preto tem, desde o início da pandemia, 42.402 casos confirmados e 998 óbitos por covid-19. A taxa de ocupação das UTIs no município está 77,61% na tarde desta sexta-feira, 15, com 104 dos 134 leitos de UTI covid ocupados. 

 


  

15/01/2021 - Revide
Foto: 
Luan Porto/Revide