Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


PREFEITURA DE RIBEIRÃO ANUNCIA O QUE PODERÁ FUNCIONAR DURANTE A ‘FASE VERMELHA’
     . REGIS

    
As novas medidas foram divulgadas em coletiva de imprensa no final da tarde desta sexta-feira, 29

                                

  



Em coletiva de imprensa, realizada no Palácio Rio Branco, no final da tarde desta sexta-feira, 29, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou quais os serviços que poderão funcionar no município após o rebaixamento à fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva.

Durante a coletiva, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) declarou que a curva de casos e óbitos no município apresenta um cenário de "estabilização e declínio" nas próximas duas semanas. "Então, imaginamos que o pior momento dessa segunda onda estejamos vivendo nesse instante. E, a partir de agora, ela deve arrefecer", informou o chefe do Executivo.

Segundo informações da prefeitura, além dos serviços essenciais, agora, academias e salões de belezas também poderão funcionar na cidade em razão de uma lei municipal. Veja abaixo o que funcionará nesta etapa:

O que pode funcionar:
- Farmácias
- Supermercados
- Academia
- Salão de Beleza  
- Barbearia
- Padarias
- Açougues
- Postos de combustíveis
- Lavandarias
- Transporte coletivo
- Transportadoras e oficinas de veículos
- Atividades religiosas
- Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria
- Bancos
- Pet shops
- Serviços de delivery ou take out ou drive-thru

Shopping center, galerias e estabelecimentos congêneres
- Atividade não permitida

Comércio em geral
- Atividade não permitida

Consumo local em bares e restaurantes
- Atividade não permitida

Venda de bebidas alcoólicas
- Das 6h às 20h.

Finas de semana
Ainda segundo o prefeito, mesmo estando permitido o funcionamento na fase vermelha, academias e salões de beleza devem, excepcionalmente, fechar nos finais de semana dos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro. "Elas funcionam normalmente de segunda a sexta. Excepcionalmente, não funcionam de sábado e domingo", disse na coletiva.

Novos leitos e casos
Durante o pronunciamento, Nogueira informou, também, que haverá a abertura de mais 24 leitos exclusivos para a Covid-19 no município. Serão  cinco leitos no Hospital das Clínicas, sete no Santa Lydia, três pela Unimed, cinco pelo Hospital Ribeirânia e mais quatro pela Beneficência Portuguesa. Os leitos serão abertos ao longo da próxima semana. 

Além desses hospitais, Sertãozinho deverá receber 10 novos leitos e Jaboticabal mais três, números que elevam a oferta de leitos na Direção Regional de Saúde (DRS) XIII como um todo.

De acordo com a plataforma leitoscovid.org, a ocupação de leitos de UTI em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira, é de 85%. Dos 172 leitos, 147 estão ocupados e 112 pacientes necessitam de respiração mecânica.

Nesta sexta, também, foram confirmados mais 249 casos de Covid-19 e sete novos óbitos em decorrência da doença. Até o momento, a cidade soma 46.199 casos da doença e 1.077 mortes.

Educação
Nesta sexta-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) derrubou a liminar que havia suspendido o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do estado.

Assim, mesmo na fase vermelha, a prefeitura anunciou que manterá a volta às aulas no município. "A abertura das escolas para as aulas presenciais se inicia nas escolas da rede municipal no dia 8. Os alunos serão separados em turmas A, B e C para que a lotação da sala seja feita com espaçamento entre as carteiras e a ocupação se dê em apenas um terço da capacidade normal. Esse jovens, ao saírem de casa, principalmente aqueles que usam o transporte de alunos, eles terão a temperatura aferida, caso supere os 37,5ºC os pais já devem levar a criança para o atendimento médico.

“No 1º bimestre, teremos uma reparação das habilidades realizadas em 2020, dando sequência à complementação pedagógica. A partir do 2º, 3º e 4º bimestres as atividades já serão desenvolvidas de acordo com o planejamento escolar. Trabalharemos com o atendimento presencial com revezamento, presencial sem revezamento (para os alunos que não tem nenhum tipo de acesso à tecnologia), que serão acolhidos nas escolas, e com o atendimento exclusivamente remoto, para alunos com comorbidades e alunos optantes”, informou o o secretário da Educação Felipe Elias Miguel, na segunda-feira, 25.

Plano de atendimento
Fase Vermelha – até 35%.
Fase Laranja – até 35%.
Fase Amarela – até 50%.
Fase Verde – até 100%.
Fase Azul – até 100%. 

Na fase vermelha e laranja, as salas se dividirão em três grupos, A, B e C, alternando os dias da semana. Já na fase amarela, serão dois grupos os que farão o revezamento. 

Critérios dos grupos para a volta segura
Ordem alfabética; 
Estudantes de mesmo convívio social (irmãos);
Uso de transporte escolar fretado pela Secretaria Municipal da Educação (limitado a 50%);
Os horários de entrada e saída serão deliberados pelos Conselhos de Escola;
Distribuição prévia de crachás coloridos aos estudantes conforme o grupo a que pertencem e; 
Máscaras de cores diferentes para alunos de educação infantil. 

 


  

29/01/2021 - Revide
Foto: 
Paulo Apolinário