Canal:
QUALIDADE DE VIDA

 


RIBEIRÃO TERÁ SEGUNDO POLO COVID-19 NA UBDS CENTRAL
     . REGIS

    
Serão criados também mais leitos no Hospital Santa Lydia e ampliada a equipe de profissionais que atuam no Polo Covid da UPA

                                

  


Por conta da escalada de novos casos do novo coronavírus nas últimas semanas, Ribeirão Preto vai ampliar o atendimento à população com a criação de um segundo Polo Covid. A partir desta quarta-feira, dia 10, a Unidade Básica e Distrital de Saúde Central (UBDS Central), na Avenida Jerônimo Gonçalves, passa a atender exclusivamente pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

"A estrutura do segundo Polo Covid de Ribeirão Preto terá a mesma função do Polo Covid implantado na UPA da avenida 13 de Maio, com atendimento médico e pediátrico 24 horas, exclusivo para pacientes com queixas respiratórias e febre - principais sintomas do novo coronavírus. Outras comorbidades serão direcionadas às demais unidades de saúde da cidade", informou a Secretaria Municipal da Saúde, por meio de nota enviada pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. 

A UBDS Central dispõe de 38 leitos, sendo três de UTI, com estrutura para intubação, dez com monitorização e 25 leitos de enfermaria, dos quais 15 para medicação, sete para observação  adulto e três isolamentos.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, com a medida, os atendimentos de atenção básica que eram feitos na unidade serão transferidos temporariamente para o Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), na Rua Minas. Já os atendimentos odontológicos de urgência serão transferidos para a UBDS Vila Virgínia.

Aumento de leitos no Hospital Santa Lydia
Outra ampliação na assistência aos pacientes e combate à pandemia na cidade é a criação de mais sete leitos de UTI no Hospital Santa Lydia.

Na primeira fase da pandemia, em meados de 2020, a instituição já havia criado 19 leitos de UTI, e agora, o hospital conta com 35 leitos de UTI e 15 de enfermaria.

Polo Covid UPA Treze de Maio
Já no Polo Covid-19 que funciona nas dependências da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da avenida Treze de Maio, foram criados mais sete novos leitos de enfermaria, além de reforço na equipe com a contratação de mais oito enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem e 18 médicos.

Com a ampliação, o Polo Covid passa a ter cinco leitos de UTI e 49 leitos assistenciais com monitoramento.

 


  

09/03/2021 - Revide
Foto:  Divulgação