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PREFEITURA DE RIBEIRÃO ABRE INSCRIÇÕES PARA ‘AUXÍLIO EMERGENCIAL’ MUNICIPAL

     . REGIS

    
Programa Acolhe Ribeirão pagará três parcelas de R$ 200 para famílias carentes

                                

 

  


A Prefeitura abriu nesta quinta-feira, 10, o cadastro para o recebimento do benefício do programa Acolhe Ribeirão.  O programa cria um  benefício eventual e temporário de transferência de renda municipal, em decorrência da pandemia da Covid-19. O programa pretende ajudar até 20 mil famílias com três parcelas de R$ 200 pelo período de três meses.

O valor total, destinado ao programa, de R$ 12 milhões é proveniente de economias da Prefeitura e da Câmara Municipal, sendo R$ 6 milhões por excesso de arrecadação referente ao saldo de duodécimo economizado no primeiro quadrimestre pelo Poder Legislativo e outros R$ 6 milhões de remanejamento das dotações dos encargos do Município

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho,  somente pelo site da prefeitura, através deste link: www.ribeiraopreto.sp.gov.br/acolheribeirao. Após o cadastro, o resultado da análise dos pedidos será divulgado no dia 7 de julho, no próprio site da Prefeitura.

Quem pode receber
As famílias que comprovem renda mensal familiar per capita igual ou inferior a R$ 477,00 e estejam no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), até a data base de fevereiro de 2021. Ou as que estejam inscritas no Cadastro Emergencial Municipal da Secretaria de Assistência Social de 23 de março de 2020 até 30 de abril de 2021.

Beneficiário  
Apenas um membro de cada família deverá se inscrever para o recebimento do auxílio. A pessoa precisa ter mais de 18 anos, exceto no caso de família chefiada por mulher, independentemente do estado civil, responsável pelo sustento material e financeiro de seus dependentes. O beneficiário precisa comprovar residência em Ribeirão Preto. Os valores serão pagos por meio da Caixa Econômica Federal. 

Prioridades 
Serão priorizadas as famílias que possuam as seguintes características:
- Maior número de integrantes, sendo priorizadas as famílias que tenham na sua composição familiar o maior número de crianças com até 12 anos, idosos acima dos 60 anos ou deficientes
- família monoparental, com crianças e adolescentes de zero a 17 anos
- unipessoa com idade acima de 60 anos ou pessoa com deficiência, sem renda ou Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- casal ou unipessoa desempregada e sem renda.

Pagamento
O pagamento do benefício será feito pela Caixa Econômica Federal, através do aplicativo Caixa Tem. Será possível consultar saldos e extratos, fazer pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet utilizando o cartão de débito virtual gerado gratuitamente no próprio aplicativo, além de também gerar um token para saque do benefício nos caixas eletrônicos ou nas lotéricas. Se o usuário não tiver aplicativo, poderá sacar o benefício nas agências bancárias da Caixa ou nas lotéricas.

O pagamento acontecerá nos dias úteis da semana, consecutivos, orientado conforme o mês de nascimento do beneficiário, sendo: 

Dia 01 – mês de janeiro
Dia 02 – mês de fevereiro
Dia 03 – mês de março
Dia 04 – mês de abril
Dia 05 – mês de maio
Dia 06 – mês de junho
Dia 07 – mês de julho
Dia 08 – mês de agosto
Dia 09 – mês de setembro
Dia 10 – mês de outubro
Dia 11 – mês de novembro
Dia 12 – mês de dezembro

Caso o dia do pagamento nos meses de agosto e setembro ocorra no final de semana ou feriado, o pagamento acontecerá no primeiro dia útil subsequente.



  

10/06/2021 - Equipe MDA
Foto: 
Divulgação / PMRP