Portal Movimento das Artes
Coluna Especial: - ONTEM NO HOJE -
por: Tariana Maici de Souza Stradiotto

O MUSEU CEROPLÁSTICO "AUGUSTO ESTEVES"


O Museu Ceroplástico “Augusto Esteves”, foi inaugurado no dia 12 de maio de 1980, como um desdobramento da Faculdade de Medicina da USP, Campus de São Paulo. Idealizado pelo Prof. Carlos da Silva Lacaz, e com a ajuda de diversos professores da Faculdade de Medicina, conta com 259 peças de lesões dermatologias, trabalhos realizados em cera, ilustrando de maneira plástica estas lesões para fins educativos.

O Sr. Augusto Esteves, foi o autor destas 259 peças. Grande artista, ilustrador, desenhista e pintor, não somente no âmbito medico, mas também  como artista realizando retratos de professores e doutores, ilustrando diplomas e vários livros como: “Escolas de ontem e de hoje” do Prf. Antonio da Almeida Prado, “Brasileiros e professores  de Medicina em Portugal”  do Prof. Divaldo Gaspar de Freitas; “La Defense contre L´Ophidisme” de Vital Brasil, dentre muitos outros.

O museu tem como meta, divulgar o trabalho do Sr. Augusto Esteves e de auxiliar o ensino das ciências medicas.

O Museu Ceroplástico está localizado no 2º andar do prédio da Faculdade de Medicina- USP, na Av: Prof. Arnaldo, nº 455,  Cerqueira César, São Paulo -  SP. CEP: 01246-903  Site na internet: http://www.fm.usp.br/sobre/museucera
 




Tariana Maici de Souza Stradiotto
Especialista em Museologia
e-mail: tarimss@yahoo.com.br 

.: IMPRIMIR :.                    .: FECHAR :.

Publicado no Portal Movimento das Artes - 27/08/06