Especial:
25ª FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO

 

   .,
NESTA TERÇA (01/09), FIL REÚNE LITERATURA, DEBATES, CINEMA E MÚSICA
  
     .

    

Monja Coen e Gustavo Arns, Ignácio de Loyola Brandão, Natália Timerman, Pétria Chaves e Caju e Castanha estão entre os destaques da terça-feira

                                         


Literatura, formação de leitores, juventude, educação midiática, memória, cinema e música atravessam a programação da 25ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto nesta terça-feira, 1º de setembro. O dia combina atividades abertas ao público em vários espaços da região central com encontros previamente agendados para estudantes participantes do Combinando Palavras.

A programação coloca em prática um dos eixos do tema “X, Y, Z, Alpha, Beta – Gerações Literárias”, ao aproximar experiências ligadas à juventude, à memória, à oralidade, às novas tecnologias e às formas contemporâneas de circulação da palavra.

Para Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e curadora da FIL, mais do que estabelecer divisões cronológicas, a proposta é observar os pontos de encontro entre as gerações. Ela destaca que essa relação também orienta a construção da programação. “As gerações são transversais, a gente dialoga, a gente herda e deixa a herança”, afirma. Segundo ela, a literatura atravessa esses períodos e mantém em circulação repertórios, memórias e experiências.

Na mesma perspectiva, Edgard de Castro, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, destaca que, embora cada geração desenvolva suas próprias linguagens, referências e formas de expressão, existe um elemento que permanece que a Feira traduz nesta edição: a necessidade de narrar e compartilhar experiências. “Todas essas gerações têm uma coisa em comum, na verdade: o desejo humano de contar suas histórias”. 

Manhã reúne leitura, criação e atividades para jovens
Entre os destaques do dia, a programação começa às 8h, no Espaço Favela, no Coreto da Praça XV de Novembro, com a Oficina Fanzine. A atividade reúne grupos que representam gerações e propõe a troca de pesquisas, referências literárias e produções em fanzines.

Às 8h30, a oficina Livro sensorial, com o Projeto Brincares Vivos, do Instituto Estre, será realizada no estande da Prefeitura Municipal, na Praça XV de Novembro. A atividade integra a programação destinada às crianças e trabalha a leitura e a experimentação por meio de estímulos sensoriais.

Às 9h, na Usina do Saber, na Praça XV de Novembro, a oficina A nova literatura infantil, com Patih Borges, da ONG Arco-Íris, parte da mediação de livros que apresentam personagens, culturas e narrativas diversas. A proposta convida as crianças a observar cenários e personagens e a criar novas histórias a partir das leituras.

Às 10h, a Tenda Sesc Senac, na Esplanada do Theatro Pedro II, recebe a contação de histórias O Kamishibai vai começar, com a Cia. Koi. Inspirada na tradição japonesa de contar histórias por meio de ilustrações, a atividade reúne teatro, música e narrativas ligadas à relação entre vida e natureza.

Combinando Palavras segue com encontros com estudantes
A terça-feira também dá continuidade aos encontros presenciais do Combinando Palavras, projeto de formação de leitores realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Márcio Fabiano, poeta, cordelista e professor de Literatura e Gramática, participa de dois encontros com alunos da Rede Municipal, às 8h30 e às 14h30, no Teatro Municipal. Nascido em Ribeirão Pires e radicado em Ribeirão Preto, é formado em Letras e desenvolve trabalho ligado à literatura e ao cordel.

Já Ilustralu, nome artístico da ilustradora, roteirista e quadrinista Luiza de Souza, encontra estudantes da Rede Estadual às 8h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II, e participa de outra atividade às 14h30, no Anfiteatro Municipal de Luiz Antônio. Nascida em Currais Novos (RN), é autora de Arlindo, HQ que projetou seu trabalho entre leitores jovens.

Realizado pela primeira vez em 2017, o Combinando Palavras chega à oitava edição após envolver mais de 60 mil estudantes, 62 autores e mais de 300 escolas e instituições parceiras. O projeto começa com a formação de professores, segue com a leitura das obras e o desenvolvimento de atividades em sala de aula e culmina nos encontros presenciais entre estudantes e autores durante a FIL.

Tarde passa por juventude, literatura e novas plataformas
Às 14h, no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, Alê Balbo conduz a palestra “No caminho da força: juventude, identidade e transformação”. A atividade parte do universo do livro No caminho da força e articula literatura, ilustração, música e questões relacionadas a pertencimento, escolhas e transformações vividas na juventude.

No mesmo horário, o Palco Livre, com Tiago Spoken, ocupa o Espaço Favela, no Coreto da Praça XV, com leituras, improvisos, poesias, rimas e freestyle. Já o Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II, recebe a contação de história Bia Não Quer Dormir, inspirada na obra de Thalita Rebouças.

Às 15h, no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, Ana Rocha e Carolina Freitas participam do bate-papo “Outros olhares para a literatura”, sobre audiolivros, adaptações em quadrinhos, podcasts, redes sociais e outras plataformas que ampliam os modos de acesso às narrativas.

Às 17h, na Tenda Sesc Senac, na Esplanada do Theatro Pedro II, Januária Cristina Alves participa do bate-papo “Educação midiática na prática”, com mediação da jornalista Pétria Chaves. A conversa aborda o excesso de informação, a desinformação e os desafios da leitura crítica no ambiente contemporâneo.

Cinema, memória e música marcam a noite
Às 19h, três atrações ocupam os espaços da FIL. No Auditório Meira Junior do Theatro Pedro II, a escritora Natália Timerman participa da Sessão Gerações: memória, herança e esquecimento, com mediação de Daniela Penha. O encontro discute como experiências pessoais e coletivas são transmitidas, preservadas ou interrompidas ao longo do tempo.

No Cineclube Cauim (Rua Olavo Bilac, 135), o público poderá assistir ao documentário “Não sei viver sem palavras”, dirigido por André Brandão sobre a vida e a obra de seu pai, Ignácio de Loyola Brandão. Após a sessão, os dois participam de bate-papo com o público. O filme percorre obras e experiências do escritor e jornalista, integrante da Academia Brasileira de Letras e vencedor de cinco prêmios Jabuti.

Também às 19h, na Tenda Sesc Senac, os emboladores pernambucanos Caju e Castanha apresentam forró e emboladas construídas a partir do improviso, do pandeiro e do jogo de palavras.

Às 20h30, a Sala Principal do Theatro Pedro II recebe Monja Coen e Gustavo Arns para a conferência “Ser feliz: é possível?”. Autores do livro O que é preciso para ser feliz?, eles propõem um diálogo entre ciência e espiritualidade a partir de questões relacionadas às escolhas, às emoções, às responsabilidades e à relação com o presente.

A programação de 1º de setembro inclui ainda oficinas, visitas mediadas, bate-papos, apresentações de dança e música, saraus e atividades para crianças, jovens e adultos, distribuídas pela Praça XV de Novembro, Esplanada do Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Cineclube Cauim e demais espaços da FIL

Serviço
25ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
» Período: de 30 de agosto a 5 de setembro de 2026
» Programação deste release: 1º de setembro, terça-feira, das 8h às 20h30
» Locais: Mais de 20 locais, com destaque para Praça XV de Novembro, Esplanada e Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Cineclube Cauim, Museu Casa da Memória Italiana e Teatro do Sesi Ribeirão Preto
» Entrada: gratuita

 ---

Sobre a FIL
A FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto chega à 25ª edição em 2026. Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a programação reúne debates, encontros com autores nacionais e internacionais, atividades educativas, ações de formação de leitores e iniciativas culturais em diferentes espaços da cidade. 

Ao longo das 24 edições realizadas até 2025, a FIL registrou cerca de 7 milhões de visitantes e a participação de mais de 3 mil autores. O evento mobiliza estudantes, educadores, escritores e o público em geral em atividades relacionadas ao livro, à leitura, à educação e à circulação de ideias.

A 25ª edição acontece de 30 de agosto a 5 de setembro de 2026 e tem como tema “X, Y, Z, Alpha, Beta - Gerações Literárias”, com uma programação dedicada às diferentes formas de produzir, transmitir e renovar a literatura ao longo do tempo.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto e de feiras literárias em municípios do interior paulista.

Além da FIL, desenvolve projetos ligados ao livro e à leitura, com um calendário de atividades ao longo do ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores e por meio de recursos de leis e programas de incentivo à cultura, como a Política Nacional Aldir Blanc, o ProAC Editais, a CultSP, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura.

     

CONHEÇA TODAS AS ATIVIDADES
E PROGRAME-SE:
 
CLIQUE AQUI  
E BAIXE A REVISTA DIGITAL
COM A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

      
   

31/08/2026 - Verbo Nostro
Foto:  Divulgação